You are here:--4ª Conferência FAPESP 2023: Sirius – Uma Nova Era para a Ciência Brasileira com um Síncrotron de 4ª Geração

4ª Conferência FAPESP 2023: Sirius – Uma Nova Era para a Ciência Brasileira com um Síncrotron de 4ª Geração

Sírius, a nova fonte brasileira de luz síncroton, fez a pesquisa nacional avançar para um novo patamar, abrindo caminho para a exploração de mecanismos microscópicos subjacentes às propriedades macroscópicas de materiais naturais e sintéticos.

A conferência oferecerá uma visão geral do projeto Sírius, abordará as novas oportunidades de investigação, descreverá os recursos disponíveis nas 10 linhas de luz já abertas para licitações regulares ou em fase de comissionamento – outras quatro estão em construção. E tratará também das inovações em ótica, mecatrônica de precisão, detectores e computação que facilitam novas possibilidades de pesquisa em escalas espaço-temporais.

Para se inscrever, clique aqui

Moderação: Oswaldo Baffa Filho, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Harry Westfahl Junior é físico e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (IFGW/Unicamp). Foi diretor-científico do LNLS, vice-diretor científico e, atualmente, é diretor. Ingressou no LNLS após três anos de pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, e no Ames Laboratory do DOE, nos EUA. Desde 2013 coordena o projeto e construção das linhas de luz da nova fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius. Seus principais interesses de pesquisa estão na física de sistemas de matéria condensada, no uso da radiação síncrotron para o estudo de materiais, principalmente polímeros e materiais magnéticos, e no desenvolvimento de instrumentação para radiação síncrotron.

Para acompanhar a programação das Conferências FAPESP 2023: clique aqui

Local: Auditório FAPESP – Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa, São Paulo, SP

2023-07-10T15:07:36-03:00

Sobre o Autor: