A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, apresentou na Reunião Global de Educação (GEM, sigla em inglês), promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os desafios e as ações do governo brasileiro para promover a equidade, a qualidade e a mobilidade no ensino superior do País. “Somos marcados pela exclusão de uma parte da nossa população em todos os níveis de ensino, mas o atual governo vem trabalhando para assegurar que todos tenham acesso e possam permanecer e concluir os seus cursos para que haja a transformação da vida dessas pessoas e de suas famílias”, afirmou.
Denise Pires de Carvalho mostrou que o Brasil ainda está distante de atingir os resultados dos países desenvolvidos em relação à educação superior e que há uma forte dificuldade de inclusão da população negra, parda, indígena e com deficiência, além da desigualdade de gênero. Por outro lado, a presidente da CAPES reforçou o empenho do governo para superação dessa situação seja por meio de leis, como as asseguram as cotas étnico-raciais, a assistência estudantil e salários iguais para as mulheres e homens que exercem as mesmas atividades, e de políticas de educação especial e investimento na formação, principalmente dos professores da educação básica. “É um governo que promove a inclusão das pessoas na educação de qualidade”, ressaltou.
A mesa de debates, na última sexta-feira, 1º de novembro, em Fortaleza (CE), foi moderada por integrantes da Unesco e teve a participação de ministros da África do Sul, Cuba, Catar, China e Gâmbia. A presidente da CAPES destacou que a escolha do Brasil pelo organismo da ONU para sediar a reunião global reforça a prioridade da educação no atual governo. “O governo está junto da Unesco para alcançar a equidade na educação, a igualdade de gênero e a redução da desigualdade social para que possamos melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro”, afirmou.
O GEM 2024, que sucedeu a Reunião de Ministros da Educação do G20, fez um balanço do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) com a apresentação de ações transformadoras para acelerar a inclusão e equidade na educação. Também incentivou o engajamento e o comprometimento multilateral por parte das nações e definiu um conjunto de estratégias para aumentar os investimentos no setor educacional para combater as desigualdades. O encontro, que aconteceu no dia 31 de outubro e 1º de novembro, teve a presença de lideranças de 51 ministérios, 94 países e 650 participantes.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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Fonte: CAPES