Fonte: + Unidos
Curso de inglês da Embaixada dos EUA, gratuito, para negros e indígenas.
A ideia do E2C – English to Connect, Communicate, Catalyze – nasceu em 2018, com o objetivo de oferecer um curso de inglês focado em negócios para jovens negros e negras em início de carreira. Em 2019 e 2020 duas turmas foram beneficiadas por meio da parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, e os resultados alcançados comprovaram o potencial de impacto do programa.
Em 2021, passa a se chamar Access E2C, cuja proposta visa a expansão do programa para todas as regiões do Brasil, agora em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos/Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa em Brasília. O Programa Access acontece em nível mundial, sendo oferecido pelo Departamento de Estado norte-americano em mais de 86 países. No Brasil, já beneficiou mais de 2.500 participantes desde seu início em 2008. Para essa nova fase, o intuito é beneficiar não apenas jovens negros e negras, mas também jovens indígenas.
Perfil dos candidatos
Profissionais e/ou empreendedores negros e indígenas entre 18 e 35 anos de idade, com conhecimento da língua inglesa equivalente ao nível A2, com disponibilidade e comprometimento para um programa de inglês intensivo de março a dezembro de 2021. De acordo com as diretrizes oficiais do CEFR, uma pessoa no nível A2 de inglês é capaz de:
1. entender frases e expressões frequentemente utilizadas ou relacionadas a áreas de relevância imediata
2. comunicar-se durante tarefas simples e de rotina, sendo capaz de trocar informações curtas