O uso de biocombustível em veículos automotores, adotado pelo Brasil ainda no século passado, responde, atualmente, por quase 40% do consumo doméstico de energia para transporte, reduzindo de modo significativo as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Entretanto, a evolução das tecnologias de propulsão e pressões de ordem ambiental, colocam o país em uma encruzilhada: continuar adotando caminhos próprios ou seguir a tendência global de eletrificação dos veículos.
O presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, convida para a conferência de Luiz Augusto Horta Nogueira, do instituto de Recursos Naturais / UNIFEI e Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético/ UNICAMP, com o tema O Futuro dos Combustíveis para a Mobilidade no Brasil.
Na conferência, Prof. Horta avaliará os tipos de eletrificação de veículos automotores e outras tecnologias inovadoras, incluindo os biocombustíveis, explorará suas implicações, riscos e oportunidades, e procurará identificar as melhores alternativas, à luz dos interesses do desenvolvimento sustentável no Brasil.
Acesse as inscrições: https://fapesp.br/16935/o-futuro-dos-combustiveis-para-a-mobilidade-no-brasil-luiz-augusto-horta-nogueira
Fonte: FAPESP